segunda-feira, 5 de novembro de 2012

[Game] Heavy Rain

Resumo do jogo: PUSH BUTTON TO WIN*
HEAVY RAIN
Console: PS3
Gênero: Drama interativo

Já abro a resenha dizendo que possuo um ÓDIO MORTAL, TOTÊMICO E APOCALÍPTICO de chuva, embora isso não tenha nada a ver com o jogo (exceto pelo fato de estar sempre chovendo), mas eu quis desabafar...sei lá.


Por que esse jogo entrou na minha vida
 Pode parecer deprimente, mas eu vi esse jogo pela primeira vez na TV a cabo, no canal "Play TV", onde comunalmente passam clipes de jogos com algumas músicas (existem outros jogos que conheci por lá ... aguardem novas resenhas!). Lembro-me de ter visto Heavy rain ao som de "Pink Floyd  - Us and then" e achei muito legal, os gráficos, a história tocante, e...e...e...


Ok, mentira, gostei do jogo por que tem uma cena onde dá pra fazer os personagens transarem.


Não, não são esses personagens.

 Primeira impressão
"Heavy Rain" é basicamente uma sequência de QTEs (Quick Time Events* ou "aperte o botão certo na hora certa ou irá se arrepender amargamente). Com uma boa história, os gráficos são de saltar os olhos, consigo ver até os POROS dos personagens. Que outro jogo lhe dá essa oportunidade?

E com um jogo tão centrado na história, vamos a ela: a vida de Ethan Mars não tem sido fácil, depois de ter perdido seu filho em um acidente de carro, se divorciado da esposa e deixado de fazer a barba.
Um serial killer conhecido como "assassino do origami" sequestra o seu outro filho e o desafia a passar por alguns testes...se ele quiser ver seu filho de volta, é claro.

Junto com nosso amigo desafortunado temos também a participação da jornalista Madison Paige, o agente Norman Jayden (quase coloquei Osbourne, ainda bem que pesquisei) e o detetive particular Scott Shelby.

E lá vem o negão, cheio de paixão (...)
 Isso é jogável?
A jogabilidade de HR (abreviei, olha que bonito ficou) é bem simples, aperte os botões pedidos para seguir as cenas, mexa no controle, mexa na alavanca, mexa alguma coisa!

Apesar de ser meio lento ás vezes, as cenas mais intensas vão precisar de reflexos rápidos, pois os protagonistas podem morrer de diversas maneiras, se você aí falhar em apertar aquele triângulo na hora certa. O jogo não está nem aí pra você e vai seguir normalmente, independentemente do que acontecer com os personagens. Eu deixei morrer os protagonistas algumas vezes, me deu pena então eu resetei e tentei de novo... o cara se apega heh.

Em algumas cenas com Norman você terá acesso ao ARI, que é um recurso high-tech fodelão para ajudar na investigação da identidade do assassino. Essa parte é bem divertida, brinque de CSI por um dia! (mas cuidado que isso pode acarretar problemas futuros)

E então?
Com zilhares de finais diferentes e uma história envolvente, HR é um jogo bem diferente do que se vê hoje em dia. Ele vai prender sua atenção, trate de jogá-lo!

Dica: jogue acompanhado e entre em pânico com seu parceiro(a) dizendo "CUIDADO! PRA ESQUERDA! PRA DIREITA! AAAAAAH" a cada cena de ação.
RÁPIDO! RÁPIDO! PRA CIMA! AAAAAH!



Nenhum comentário: